A creatina é um dos mais bem estudados suplementos disponíveis, e tais estudos – com duração de até 4 anos – revelam que não existem efeitos negativos em termos de segurança e efeitos colaterais da creatina (1, 2).
Um dos mais compreensíveis estudos mensurou 52 vidros de sangue e não observou nenhum efeito efeito colateral nos 21 meses que se sucederam de suplementação (3).
Também não existe nenhuma evidência de que a creatina prejudique o fígado ou rins em pessoas saudáveis que ingerem doses normais. Dito isto, pessoas com condições pré-existentes em tais orgãos devem consultar um médico antes de suplementar (4, 5, 6).
Embora algumas pessoas associem creatina com desidratação e cólicas, as pesquisas não suportam tal ligação. Na verdade, estudos sugerem que a creatina pode ajudar a reduzir tais sintomas durante exercícios de resistência em altas temperaturas (7, 8).
A creatina não demonstra efeitos colaterais. Embora seja comumente associado com desidratação e cólicas, os estudos não comprovam isto.
Resumo
Começe novamente: O que é creatina?