Para entender como funciona a creatina é importante entendermos o que é creatina e como ela pode melhorar nossa saúde e perfomance atlética de várias maneiras.
Em exercícios de alta intensidade, sua função primária é aumentar as reservas de fosfocreatina nos músculos.
As reservas adicionais podem então serem usadas para produzir mais ATP, que é a fonte principal de energia para levantamento de peso e exercícios de alta intensidade (10, 11).
A creatina também auxiliam no ganho muscular da seguintes maneiras:
- Aumento de carga: Possibilita mais atividade ou volume em uma sessão única de treino, que é um fator chave para o crescimento muscular de longo-prazo (12).
- Aumento de sinais celulares: Pode aumentar sinais das células satélite, que ajuda o músculo a reparar o músculo e aumentar seu crescimento (13).
- Aumento de hormônios anabólicos: Estudos observaram um aumento de hormônios, como IGF-1, após suplementar com creatina (14, 15, 16).
- Aumento de hidratação celular: Cresce o conteúdo líquido dentro das células musculares, o que ocasiona uma volumização da célula, ajudando no processo de crescimento muscular (17, 18).
- Quebra proteica reduzida: Pode aumentar massa muscular ao reduzir a quebra muscular (19).
- Diminui níveis de miostatina: Níveis elevados da proteína miostatina podem inibir ou desacelerar novo crescimento muscular. Suplementar com creatina pode reduzir estes níveis, aumentando o potencial de ganho (20).
Suplementos de creatina também aumentam as reservas de fosfocreatina no cérebro, o que pode ocasionar melhor na saúde cerebral e prevenir doenças neurológicas (3, 21, 22, 23, 24).
Podemos dizer também que a creatina puxa a água do exterior para o interior da célula, fazendo-a inchar e ocasionando o ganho rápido de peso. Esse aumento da quantidade de água dentro das células é responsável por uma forte tensão nas membranas, que envia uma mensagem ao núcleo celular, que por sua vez aciona o mRNA para aumentar a síntese proteica muscular, acelerando o desenvolvimento do músculo.
A creatina entrega mais energia aos músculos e provoca mudanças nas funções celulares que aumentam o crescimento muscular.
Resumo
Continue lendo: Efeitos no Ganho Muscular